Le Mans Classic Interpistas

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Le Mans Classic Interpistas

Mensagem  Convidado em Qui Set 05, 2013 12:43 pm

Boas,

Campeonato LE MANS CLASSIC INTERPISTAS.

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Meus caros amigos,

em breve teremos mais um campeonato de clássicos interpistas da zona de Lisboa, cujo tema é o carismático "Le Mans", com modelos que correram naquela prova até ao ano de 1973.

O regulamento técnico e desportivo.

A prova do SCCL ainda carece de confirmação da data.

Campeonato Le Mans Classic Series Interpistas

REGULAMENTO TÉCNICO E DESPORTIVO

1 – Este campeonato é denominado “Le Mans Classic Series Interpistas 2013”, e será composto por seis provas de velocidade em circuito fechado, em piso de madeira, Ninco e Carrera, para modelos Históricos e Clássicos até ao ano de 1973, nas pistas infra designadas.

2 Modelos
Os modelos que poderão ser inscritos serão todos os modelos Históricos e Clássicos que tenham efectivamente corrido, e/ou treinado, em Le Mans entre 1965 e 1973.

3 Provas
a) A primeira prova realizar-se-á no próximo dia 5 de Outubro de 2013, pelas 14.00 Horas, na pista de madeira da Slot-Arrábida em Vila Nogueira de Azeitão.
b) A segunda prova realizar-se-á no próximo dia 9 de Novembro de 2013, pelas 14.00 Horas, na pista SlotmodelRacing, na Beloura.
c) A terceira prova realizar-se-á no próximo dia 7 de Dezembro de 2013, pelas 14.00 Horas, na pista RGP, em São Domingos de Rana.
d) A quarta prova realizar-se-á no próximo dia 18 de Janeiro de 2014, pelas 14.00 Horas, na pista O Vidrinhos, na Terrugem.
e) A quinta prova realizar-se-á no próximo dia 8 de Fevereiro de 2014, pelas 14.00 Horas, na pista Adrenaline, em Lisboa.
f) A sexta prova realizar-se-á no próximo dia 15 de Março de 2014, pelas 14.00 Horas, na pista AE-Slot, no Cacém.
g) A sétima prova realizar-se-á no próximo dia 5 de Abril de 2014, pelas 14.00 Horas, na pista SCCL, em Lisboa.

4- Corridas
a) As pistas deverão fornecer corrente de 13V à respectiva calha.
b) Cada corrida terá uma duração, em cada pista, equivalente ao somatório de tempo
correspondente a 5 minutos por calha, efectuando-se as mangas necessárias ao número
de pilotos que se apresentarem à partida.
c) A vitória em cada prova será atribuída, ao piloto que perfizer a maior distância total em
cada corrida, seguindo-se a demais classificação dos restantes pilotos.
d) Apenas haverá um intervalo entre cada calha para mudar os respectivos carros e
colocar as cores daquelas, operação que deverá ser efectuada apenas por pessoal da Organização e/ou autorizado por esta.
e) Qualquer assistência aos carros será efectuada durante o tempo de prova, e, nos locais
indicados para o efeito, pela respectiva Pista, excluindo-se os tempos para mudança de calha.
f) Em cada prova, os pilotos terão obrigatoriamente de pistar os carros dos pilotos da
manga em que não estiverem a competir, e nos locais indicados pela organização e/ou
pela Pista respectiva.
g)Antes de cada série de duas mangas haverá a verificação técnica dos carros e após aprovação, os carros entrarão em parque fechado.
h)No parque fechado não poderá haver manuseamento dos carros excepto pelos organizadores/director técnico. O não cumprimento deste preceito dará penalização que pode ir até à exclusão de participação na prova.
i)Após a conclusão de cada série de duas mangas os carros voltarão a parque fechado donde só sairão após autorização dos organizadores/director técnico. O não cumprimento deste preceito será penalizado.

5 Pontuação
a) Ao primeiro lugar 50 pontos; e, daí em diante, intervalado por um ponto apenas, até ao
último classificado.
b) Em cada prova, o piloto que obtiver a melhor volta em corrida, somará mais um
ponto.
c) A distribuição dos prémios será feita durante o “2014 Arrábida Historic Revival”.
d) Haverão duas classificações distintas, correspondendo a classe “1” aos modelos de slot que representem modelos Turismos e Grande-turismos que tenham corrido até ao ano de 1973, inclusive, e a classe “2”, destinada aos modelos Especiais, Sport-protótipos e Barchettas, que tenham corrido desde 1965, até ao ano de 1973.
e) Existe uma classificação para Escuderias que se inscrevam nos seguintes termos:
> Inscrição como Escuderia, com denominação.
> As Escuderias terão no máximo 3 pilotos.
> A pontuação da Escuderia será efectuada por cada classe, correspondente à soma dos pontos que os dois melhores pilotos de cada Escuderia obtiverem em cada corrida.

6 Carroçaria
a) Modelos/Slot que representem modelos que tenham corrido desde o ano de 1965, até ao ano de 1973, não sendo permitida qualquer alteração da carroçaria, ou de qualquer uma das suas partes, devendo conservar todas as suas proporções, em todas as dimensões.
b) Excluem-se desta prova os modelos das marcas Slot-It; Fly-Racing, Sloter Racing, Avant-slot, Scaleauto, NSR, Racer e MG Vanquish, sendo estas duas por estarem manifestamente fora de escala.
c) Os carros deverão conservar todos os elementos e características dos modelos retirados da caixa, permitindo-se, no entanto, retirar os elementos meramente decorativos, como os retrovisores (se separados da carroçaria).
d) A decoração é livre.
e) Os parafusos de fixação poderão ser substituídos por outros mantendo os pinos de
fixação na sua posição original.
f) O sistema de fixação do motor é o fornecido de série sem modificação, podendo ser
reforçado.
g) O habitáculo é livre devendo, contudo, manter-se a figura tridimensional do piloto, não podendo utilizar-se lexan.
h) Nas carroçarias em resina ou derivada de Kits estáticos, é permitido trabalhar o interior de modo à correcta colocação e funcionamento do chassis bem como das restantes peças mecânicas do carro.
i) A lista de modelos infra indicada é obrigatória quanto aos modelos em si, e meramente indicativa quanto às marcas de slots, podendo, contudo, ser admitidos modelos que, embora não tenham participado na corrida, tenham participado nos respectivos treinos, e/ou, que pelas suas características se assemelhem aos modelos que efectivamente correram, mas sempre sob aprovação prévia da organização.

7 Chassis
a) Somente é permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à
carroçaria sem modificação alguma, excepto os modelos construídos em kit, os quais poderão utilizar qualquer tipo de chassis do mercado, excepto os infra indicados na alinea h) deste artigo.
b) Nos modelos de resina ou baseados em kit estáticos, não é permitida a utilização de chassis tipo HRS ou Plafit metálicos e similares. Só é permitido o uso de chassis provenientes de outros modelos de slots daquela época, ou chassis em resina, ou chassis extensíveis fabricados para o efeito.
c) O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma, podendo
estes serem fixados ou colados.
d) Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
e) O suporte do patilhão é o original do chassis, sem nenhuma modificação.
f) É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que
limitem o seu movimento vertical.
g) O suporte do patilhão pode ser limado, e/ou alterado, de forma a melhor receber o patilhão.
h) Não são permitidos os chassis do tipo “HRS” ou similar, nem metálicos de qualquer espécie.
i) A suspensão é livre.

8 Eixos
a) Os eixos são livres, devendo estar colocados obrigatoriamente no perímetro original
dos suportes dos mesmos, no chassis.
b) As chumaceiras são livres.
c) É permitida a utilização de rolamentos.
d) É permitida a utilização de anilhas ou espaçadores, para redução das folgas laterais
nos eixos.

9 Rodas
a) As rodas completas (jante e pneu) montadas no eixo, não poderão ser diferentes do
aspecto do modelo original.
b) As 4 rodas devem apoiar numa superfície plana, em posição estática.
c) As rodas não poderão sobressair da carroçaria.
d) Pode ser utilizado material calibrado.
e) Na classe “1” os pneus devem manter uma altura no seu flanco, superior a 1,5 mm.
f) Na classe 2 os pneus devem manter uma altura no seu flanco superior a 1,0 mm.
g) É proibida a utilização de “capas” nos pneus dianteiros em ambas as classes.
h) Os pneus devem ser em borracha preta.
i) É permitido o envernizamento dos pneus da frente, desde que seja com verniz incolor ou de cor preta.


10 -Transmissão
a) O pinhão deve atacar directamente a cremalheira instalada no eixo traseiro.
b) O pinhão é livre.
c) A cremalheira é livre.

11- Guia, Cabos e Patilhas
a) Os cabos são livres.
b) O patilhão é livre.
c) As patilhas são livres.

12 - Motores
a) Os motores permitidos são apenas os de caixa curta, e, para a classe “1” têm como limite as 18.000 rpms a 12 V, e para a classe “2”, têm como limite as 21.500 rpms a 12 V, devendo, em ambos os casos, não ultrapassar uma potencia magnética de 11 U.M.S..
b) Os carros equipados com motores colocados na frente do modelo e que pertençam à classe um, poderão utilizar motores até 20.000 rpms.
c) Os motores podem ser colados ou, cintados, com fita-cola.
d) Os motores devem respeitar as suas características de série, e sem nenhuma
modificação, devendo conter os componentes que originalmente são fornecidos, e,
deverão estar selados, não se admitindo qualquer manipulação, nem, a adição de
nenhum elemento eléctrico, mecânico ou electrónico que altere o seu rendimento, ou
campo magnético.
e) O eixo do motor deve conservar-se de série.
f) A organização apreciará, em cada caso concreto, se, o consumo, e as demais
características do motor, em vazio, e, em carga, estão dentro das margens
preestabelecidas.
g) Para o efeito previsto na alínea anterior, o concorrente deverá comunicar à
organização, quando lhe for solicitado, qual a relação de transmissão, e/ou o pinhão e
cremalheira que utilizou no carro.
h) Os valores supra indicados respeitantes à limitação de rotações dos motores referem-se aos valores nominais indicados pelos fabricantes.

13- Pesos e Medidas
a) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante,
excepto no definido no presente regulamento.
b) A distância mínima dos modelos ao solo, é de:
> 1,5 mm na classe 1, medida a meio e em toda a extensão do modelo;
> 1,0 mm na classe 2, medida na sua parte traseira, e de 0,5 medida na zona frontal do modelo.
c) Os únicos elementos não abrangidos pela limitação constante da alínea anterior, são o
patilhão (patilhas) e as quatro rodas.
d) É permitido o uso de lastro, cujo limite é de 10 gramas, desde que, solidamente fixado
no interior do carro, e na parte superior do chassis.
e) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante, excepto no definido “artº. 6 alínea h)” no presente regulamento.


14 - Penalizações e verificações Técnicas:
a) A não conformidade técnica do modelo, com o presente regulamento origina a eventual aplicação de penalizações, que poderão ir desde a perda de voltas, à desclassificação do concorrente, de acordo com o critério da organização, tendo em atenção a gravidade da infracção.
b) A organização do evento, tem o direito de verificar a compatibilidade técnica dos
modelos concorrentes, com o presente regulamento, em qualquer momento das
respectivas provas, e sempre que o entender.
c) A errada comunicação da relação de transmissão, quando solicitado pela organização,
originará a desclassificação do concorrente.
d)O não cumprimento de qualquer ponto deste regulamento técnico implicará a s seguintes correcções/penalizações:
a. Irregularidades detectadas aquando das verificações técnicas, o piloto terá de as corrigir de acordo com o estabelecido neste regulamento
b. Irregularidades detectadas durante a corrida ou após, serão penalizadas com um mínimo de 10 voltas e um máximo de 50 voltas de acordo com o critério da organização dependendo da gravidade da infracção.

15 – Disposições Gerais
Os casos omissos e todos os aspectos não contemplados neste regulamento técnico
serão avaliados e analisados pela organização, que, sendo soberana, se reserva o direito
de deliberar sobre os casos omissos.

Lista de modelos que correram em Le Mans, de 1965 até 1973.

Marca Modelo Slot
Abarth 1300 OT
Alfa Romeu Giulia TZ1
Alfa Romeu Giulia TZ2 Fly; Flyslot
Alfa Romeu T 33/2 Cursa.
Alfa Romeu T33/2,5
Alfa Romeu T33/3
Alfa Romeu Tipo 33 TT3
Alpine A 110 M 64 SCX; Teamslot; SRP
Alpine A 220 Le Mans Miniatures
Alpine A 220/68 Le Mans Miniatures
Alpine A220/69 Le Mans Miniatures
Alpine M 63 B
Alpine M 65
Alpine A 210 Scalextric
ASA RB 613
Austin-Healey Sprite
Bizzarrini 5300 GT
Bizzarrini P 538
BMW 3.0 CSL Fly; Flyslot
CD SP 66
CD SP 66 C
Chaparral 2 D MMK
Chaparral 2 F Scalextric/Superslot; MRRC
Chevrolet Corvette Scalextric/Superslot.
Chevrolet Corvette Stingray Scalextric/Superslot.
Chevrolet Corvette ZL-1 Scalextric/Superslot.
Chevron B 12
Chevron B 16
Chevron B 19 Fly
Chevron B 21 Fly
Chevron B 23
Chevron B 8
De Tomaso Pantera Carrera
Deep Sanderson 302
Duckhams LM
Ferrari 250 LM Fly; Flyslot.
Ferrari 265 GTB/C
Ferrari 275 P2 MRRC
Ferrari 312 P coupé
Ferrari 330 P2
Ferrari 330 P3 SCX/Exin; Scalextric
Ferrari 330 P4 Scalextric/Superslot;
Ferrari 365 GTB/4 "Daytona" Fly
Ferrari 365 P1/P2
Ferrari 412 P Scalextric/Superslot.
Ferrari 512 Coda Lunga Fly; Flyslot
Ferrari 512 F
Ferrari 512 M Spirit; Fly
Ferrari 512 S Fly
Ferrari 512 S Spyder Fly
Ferrari Dino 166 P
Ferrari Dino 206 S
Ferrari Dino 246 GT
Ferrari 312 P/B Sloter
Ferrari 365 P2 Spyder
Fiat Dino
Fiat-Abarth 1000 SP
Ford Capri 2600 LV SRC
Ford Capri 2600 RS SRC
Ford Capri 3000 RS SRC; Carrera; TeamSlot
Ford GT 40 MK I Scalextric/Superslot; Fly; SCX/Exin; LMM
Ford GT 40 MK II Scalextric/Superslot; Fly; SCX/Exin; LMM.
Ford GT 40 MK IV MRRC
Ford GT 40 MKII-B
Ford Shelby Mustang 350 GT Revell; Pionneer
Ford GT 40 Roadster MMK
Healey SR
Howmet TX
Iso Grifo A3C
Ligier JS 1
Ligier JS 2
Ligier JS 3
Lola T 212
Lola T 280 Sloter
Lola T 292 Sloter
Lola T 70 MK III
Lola T 70 MK III B Fly; Flyslot
Lola T-280/82 Sloter
Lotus Europa (47) MMK
Marcos Mini GT
Maserati Tipo 65
Matra M 620
Matra MS 630
Matra-Simca MS 630
Matra-Simca MS 650 LMM
Matra-Simca MS 670-B
Matra-Simca MS-660 C
Matra-Simca MS-670
MG B Scalextric/Superslot
Mirage M 6 Vanquish
Mirage M1
Moynet XS
Nomad MK II
Porsche 908 Fly
Porsche 907 / 8 SRC
Porsche 908 / 2L
Porsche 908 LH Fly
Porsche 908/1 Fly
Porsche 908/2 Flunder/LH Fly
Porsche 908/3 Fly
Porsche 911 EC
Porsche 911 TH
Porsche 917 K Fly; Flyslot; SCX/Exin.
Porsche 917 L LMM
Porsche 917 LH Fly; Flyslot
Porsche 917/20 Fly; LMM
Porsche 906 Fly
Porsche 904/4 Revell; MRRC
Porsche 904/6 Revell; MRRC
Porsche 904/8
Porsche 906 L SRC
Porsche 907/ 6 L SRC
Porsche 908/2 Fly
Porsche 910 / 6 K MRRC; Top slot
Porsche 911 Carrera RSR Carrera; Fly; Flyslot; Ninco; SCX/Exin;
Porsche 911 S Fly; Flyslot
Porsche 911 T Fly;
Porsche 914/6 MMK
Rover-BRM Turbina MMK
Sereníssima Jungla GT Spyder
Shelby Cobra Daytona Revell
Sigma MC 73
Triumph Spitfire


Pela organização
José Pedro Gil
Mário Rosas

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NOTA: Regulamento retirado do, http://board.slotportugal.com/index.php?showtopic=3583&hl=

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