Regulamento Técnico e Desportivo - Prova S. Martinho - "Grupo 5"

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Regulamento Técnico e Desportivo - Prova S. Martinho - "Grupo 5"

Mensagem  Francisco Vilela em Seg Out 06, 2014 9:49 pm

PROVA S. MARTINHO -  “GRUPO 5”

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REGULAMENTO TÉCNICO E DESPORTIVO

1 – A prova designada “S. Martinho - “Grupo 5” é uma prova de velocidade em circuito fechado, para modelos de viaturas do designado “Grupo 5” da FIA.

2 – Modelos
Os modelos que poderão ser inscritos devem reproduzir carros de Grupo 5, sendo divididos em 2 classes.
a) Classe 1 – todos os modelos do fabricante Sideways.
b) Classe 2 (Open) – todos os modelos de outros fabricantes, excepto Sideways.

3 – Prova
a) A prova a realizar na pista “Ninco” do Setúbal Slot Racing, em Setúbal, no dia 15 de Novembro de 2014, às 14:30.
b) A pista deverá fornecer 13V às respectivas calhas.
c) A prova é constituída por uma corrida de velocidade com a duração de 5 minutos por calha, multiplicada pelo número de calhas que compõe a pista, fazendo-se as mangas que se mostrarem necessárias em função dos pilotos que se apresentarem.
d) Apenas é permitido efectuar assistência técnica aos modelos, em tempo de corrida, na duração de cada manga, e nos locais próprios para o efeito, a indicar pela organização.
e) Os pilotos terão de pistar os demais nas mangas em que não concorrerem.
f) As calhas atribuídas inicialmente a cada piloto, serão sorteadas.
g) A troca de calhas, no final de cada manga, será efectuada pelos concorrentes.
h) Ganhará a prova, o concorrente que perfizer a maior distância percorrida.
i) É proibido aplicar nos pneus dos carros, qualquer aditivo.
j) Os treinos livres decorrerão durante a manhã a partir das 10:00 até às 12:00 horas, do dia da prova.
k) A Direcção do presente Evento, é da exclusiva responsabilidade dos elementos do Setúbal Slot Racing.
l) A numeração dos carros e pilotos será fornecida pela organização, devendo os carros manter colocado na sua carroçaria, o respectivo autocolante até ao final da prova.

4 – Classificação
a) Haverá classificações independentes para cada classe.
b) A vitória final, em cada classe, caberá ao piloto que maior distância percorrer.

5 – Carroçaria
5.1 – Classe 1
a) Modelos/Slot, “Grupo 5” da FIA, em plástico injectado, não sendo permitido qualquer alteração da carroçaria, ou de qualquer uma das suas partes, devendo conservar todas as suas proporções, em todas as dimensões.
5.2 – Classe 2
a) Modelos/Slot, “Grupo 5” da FIA, em plástico injectado, resina ou similar, não sendo permitido qualquer alteração da carroçaria, ou de qualquer uma das suas partes, devendo conservar todas as suas proporções, em todas as dimensões.
5.3 - Será permitido retirar os elementos meramente decorativos, como os retrovisores (se separados da carroçaria).
5.4 -  A decoração é livre.
5.5 -  Os parafusos de fixação poderão ser substituídos por outros mantendo os pinos de fixação na sua posição original.

6 - Chassis
6.1 – Classe 1
a)Somente é permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma.
6.2 – Classe 2
a) É permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma, exceptuando os Kits de plástico ou resina, que poderão utilizar qualquer chassis de qualquer fabricante, sem ser metálico, podendo ser manufacturados.
6.2 -  O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma, podendo estes serem fixados ou colados.
6.3 - Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
6.4 - O suporte do patilhão é o original do chassis, sem nenhuma modificação.
6.5 -  É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que limitem o seu movimento vertical.
6.6 -  O suporte do eixo traseiro deverá ser o original do chassis sem modificação alguma.

7 - Eixos
a) Os eixos são livres, devendo estar colocados obrigatoriamente no perímetro original dos suportes dos mesmos, no chassis.
b) As chumaceiras são livres.
c) É permitida a utilização de anilhas ou espaçadores, para redução das folgas laterais nos eixos.
d) Podem ser colocadas chumaceiras no eixo da frente.

8 - Rodas
a) As rodas completas (jante e pneu) montadas no eixo, não poderão ser diferentes do aspecto do modelo original, podendo, no entanto, ser semelhantes ou, da época.
b) As 4 rodas devem apoiar numa superfície plana, em posição estática.
c) Os modelos devem conservar as mesmas proporções que o modelo original, nas rodas, considerando o conjunto jante e pneu.
d) É permitida a utilização de “capas” no eixo dianteiro, podendo, no entanto serem envernizados, mas com verniz incolor ou preto.

9 - Transmissão
9.1 – Classe 1
a) Pinhão – 11 dentes.
b) Cremalheira – 28 dentes.
c) Configuração da transmissão em anglewinder.
9.2 – Classe 2
a) O pinhão e a cremalheira, são livres.
b) Qualquer configuração da transmissão.

10 - Guia, Cabos e Patilhas
a) Os cabos são livres.
b) O patilhão para a Classe 1, é o fornecido pelo fabricante. Para a Classe 2, o patilhão é livre, mas não poderá sobressair da frente do modelo.
c) As patilhas são livres.

11 – Motores
11.1 – Classe 1
a) Modelo fornecido pelo fabricante (Flat 6 da Slot It).
11.2 – Classe 2
a) Qualquer motor será permitido até 20.000 rpm a 12 V.
11.3 -  Os motores podem ser colados ou, cintados com fita-cola.
11.4 -  Os motores devem respeitar as suas características de série, e sem nenhuma modificação, devendo conter os componentes que originalmente são fornecidos, e deverão estar selados, não se admitindo qualquer manipulação, nem, a adição de nenhum elemento eléctrico, mecânico ou electrónico que altere o seu rendimento, ou campo magnético.
11.5 - O eixo do motor deve conservar-se de série.
11.6 -  A organização apreciará, em cada caso concreto, se, o consumo, e as demais características do motor, em vazio, e, em carga, estão dentro das margens preestabelecidas.
11.7 -  Para o efeito previsto na alínea anterior, o concorrente deverá comunicar à organização, quando lhe for solicitado, qual a relação de transmissão, e/ou o pinhão e cremalheira que utilizou no carro.

12 - Pesos e Medidas
a) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante, excepto no definido no presente regulamento.
b) A distância mínima do chassis e/ou motor ao solo é de 0,3 mm, à frente e 1 mm atrás (incluído o motor).
c) Os únicos elementos não abrangidos pela limitação constante da alínea anterior, são o patilhão (patilhas) e as quatro rodas.
d) Apenas é permitido o uso de lastro, cujo limite é de 10 gramas, para a Classe 2, desde que solidamente fixado no interior do carro, e na parte superior do chassis.

13 - Penalizações e Verificações Técnicas
a) A não conformidade técnica do modelo, com o presente regulamento origina a desclassificação na prova, do respectivo concorrente.
b) A organização do evento, tem o direito de verificar a compatibilidade técnica dos modelos concorrentes, com o presente regulamento, em qualquer momento da respectiva prova, e sempre que o entender.
c) A errada comunicação da relação de transmissão, quando solicitado pela organização, originará a desclassificação do concorrente.

14 - Inscrição
a) Inscrição na prova - 3 cremalheiras (1 classe) e 5 cremalheiras (2 classes).

15 – Disposições Gerais
Os casos omissos e todos os aspectos não contemplados neste regulamento técnico serão avaliados e analisados pela organização, que, sendo soberana, se reserva o direito de deliberar sobre os casos omissos.

Pela organização,
Setúbal Slot Racing
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Francisco Vilela

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