Regulamento

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Regulamento

Mensagem  CMatos em Sab Fev 04, 2017 11:18 am

REGULAMENTO TÉCNICO E DESPORTIVO
(regulamento cedido por José Pedro Gil)

1 - O “Fly – Clássicos”, é um campeonato de velocidade para slotcars em circuito fechado, para modelos de viaturas das marcas Fly Car Model, GB-Track; Flyslot e Slotwings, que correram até 1975, que decorrerá no Setúbal Slot Racing.
Introdução:
A Fly Car Modelo constituiu um dos mais importantes marcos na História do Slot, com a introdução de modelos particularmente detalhados e muito bem proporcionados, pelo que é de toda a Justiça homenagearmos esta marca bem como as suas sucedâneas pelos excelente modelos que trouxeram à modalidade e pela sua responsabilidade na mudança de paradigma de qualidade.

2 - Modelos
Os modelos que poderão ser inscritos serão todos os modelos de Turismo; Grande Turismo e de Sport-protótipos das marcas Fly Car Model, GB-Track; Flyslot e Slotwings à escala 1/32, que correram até ao ano de 1975.

3 - Datas das provas
- 1.ª Prova – 29-04-2017 – 14:30;
- 2.ª Prova – 20-05-2017 – 14:30;
- 3.ª Prova – 27-05-2017 – 14:30;
- 4.ª Prova – 10-06-2017 – 14:30;
- 5.ª Prova – 17-06-2017 – 14:30;

4 - Provas
a) As pistas deverão fornecer corrente de 13V à respectiva calha.
b) A corrida terá uma duração, em cada pista, equivalente ao somatório de tempo correspondente a 5 minutos por calha, efectuando-se as mangas necessárias ao número de pilotos que se apresentarem à partida.
c) A vitória será atribuída, ao piloto que perfizer a maior distância total em cada corrida, seguindo-se a demais classificação dos restantes pilotos.
d) Ao primeiro lugar 50 pontos; e, daí em diante, intervalado por um ponto apenas, até ao
último classificado.
e) Apenas haverá um intervalo entre cada calha para mudar os respectivos carros e colocar as cores daquelas.
f) Qualquer assistência aos carros será efectuada durante o tempo de prova, e, nos locais indicados para o efeito, pela respectiva Pista.
g) Os pilotos terão obrigatoriamente de pistar os carros dos pilotos da manga em que não estiverem a competir, e nos locais indicados pela organização e/ou pela Pista respectiva.

5 - Carroçaria e classes.
a) Modelos/Slot, das marcas Fly Car Model, GB-Track; Flyslot e Slotwings que representem modelos de Turismo; Grande Turismo e de Sport que tenham corrido até ao ano de 1975, não sendo permitido qualquer alteração da carroçaria, ou de qualquer uma das suas partes, devendo conservar todas as suas proporções, em todas as dimensões.
b) A classificação será composta por duas classes, pertencendo a Classe 1 aos modelos completamente de série, e a Classe 2 aos restantes modelos mais modificados.
c) Os carros deverão conservar todos os elementos e características dos modelos retirados da caixa, permitindo-se, no entanto, retirar os elementos meramente decorativos, como os retrovisores (se separados da carroçaria).
d) A decoração é livre.
e) Os parafusos de fixação poderão ser substituídos por outros mantendo os pinos de fixação na sua posição original.
f) O sistema de fixação do motor é o fornecido de série sem modificação, podendo ser reforçado.
g) Os modelos Vintage serão permitidos desde que se insiram no espírito deste campeonato e cujas características sejam harmonizadas com os demais modelos, mesmo possuindo chassis metálicos.
h) Os modelos que utilizarem chassis do tipo “3D”, poderão utilizar uma bandeja de lexan, em vez do interior original, mas devendo conter um piloto tridimensional, até ao nível do tronco/braços, devidamente pintado.
i) Modelos permitidos:
Alfa Romeo Giulia GTA/GTV
Alfa Romeo Giulia GTAJ
Alfa Romeu Giulia GTAM
Alfa Romeu TZ-2
BMW 3.5 CSL
Chevron B-19/ B-21
Ferrari 250 GTO
Ferrari 250 LM
Ferrari 365 GTB/4 – “Daytona”
Ferrari 512 S/Berlinetta
Ferrari 512 Coda Lunga
Ford GT 40 MKI
Ford GT 40 MKII
Lola MKIII B GT
Porsche 906 Carrera
Porsche 908/2 Spyder
Porsche 908/2 – Flunder
Porsche 908/2 Flunder LH
Porsche 908/3
Porsche 911 S
Porsche 911 RSR
Porsche 934
Porsche 917 K
Porsche 917 LH
Porsche 917 Spyder
Porsche 917/10

6 - Chassis
a) Somente é permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma, com a excepção infra designada.
b) O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma, podendo estes serem fixados ou colados.
c) Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
d) O suporte do patilhão é o original do chassis, sem nenhuma modificação.
e) É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que limitem o seu movimento vertical.
f) O suporte do eixo traseiro deverá ser o original do chassis sem modificação alguma.
g) Na classe 2 (modificados) poderão correr modelos com chassis “3DP”, com bancada “in-line” ou “sidewinder”, com as limitações motoras infra designadas, e sem suspensão.

7 - Eixos
a) Na Classe 1 os eixos deverão ser os de série.
b) Na Classe 2 os eixos são livres, devendo estar colocados obrigatoriamente no perímetro original dos suportes dos mesmos, no chassis.
c) Na Classe 1 as chumaceiras devem ser as de origem.
d) Na Classe 2 as chumaceiras são livres.
e) Apenas na classe 2 é permitida a utilização de anilhas ou espaçadores, para redução das folgas laterais nos eixos.
f) É permitido o travamento dos eixos frontais na classe 1, bem como a substituição dos semi-eixos por eixos inteiros.

8 - Rodas
a) As rodas completas (jante e pneu) montadas no eixo, não poderão ser diferentes do aspecto do modelo original, podendo, no entanto, ser semelhantes ou, da época.
b) As 4 rodas devem apoiar numa superfície plana, em posição estática.
c) Os pneus deverão ter dimensão idêntica aos pneus de série com que o modelo vem equipado.
d) Na Classe 1 as rodas terão de ser as originais do modelo.
f) Na Classe 1 não é permitida a utilização de “capas” no eixo dianteiro, podendo, no entanto, os pneus serem envernizados, mas com verniz incolor ou preto.

9 - Transmissão
a) O pinhão deve atacar directamente a cremalheira instalada no eixo traseiro.
b) Para os modelos da classe 1 a transmissão é totalmente de série.

10 - Guia, Cabos e Patilhas
a) Os cabos são livres.
b) Na Classe 1 o patilhão é o que o modelo trouxer de série, sem modificação alguma.
c) Na Classe 2 o patilhão é livre, mas não poderá sobressair da frente do modelo.
c) As patilhas são livres.

11 - Motores
a) Na Classe 1, apenas são permitidos os motores de série que equipam os modelos, com o limite de 18.000 rpms a 12 V.
b) Na Classe 2 apenas são permitidos motores do tipo “Mabuchi”, que não ultrapassem as 22.000 RPMs, a 12 V.
c) Na Classe 2, nos modelos que utilizarem chassis do tipo “3DP”, apenas são permitidos motores do tipo “mabuchi” que não ultrapassem as 20.000 rpm.
d) Os motores podem ser colados ou, cintados com fita-cola.
e) Os motores devem respeitar as suas características de série, e sem nenhuma modificação, devendo conter os componentes que originalmente são fornecidos, e, deverão estar selados, não se admitindo qualquer manipulação, nem, a adição de nenhum elemento eléctrico, mecânico ou electrónico que altere o seu rendimento, ou campo magnético.
f) O eixo do motor deve conservar-se de série.
g) A organização apreciará, em cada caso concreto, se, o consumo, e as demais características do motor, em vazio, e, em carga, estão dentro das margens preestabelecidas.
h) Para o efeito previsto na alínea anterior, o concorrente deverá comunicar à organização, quando lhe for solicitado, qual a relação de transmissão, e/ou o pinhão e cremalheira que utilizou no carro.

12 - Pesos e Medidas
a) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante, excepto no definido no presente regulamento.
b) A distância mínima do modelo ao solo, é de 1,0 mm.
c) Os únicos elementos não abrangidos pela limitação constante da alínea anterior, são o patilhão (patilhas) e as quatro rodas.
d) É permitido o uso de lastro, cujo limite é de 10 gramas, desde que solidamente fixado no interior do carro, e na parte superior do chassis.
e) Os modelos devem conservar, em ambas as classes, as mesmas proporções originais, em termos de medidas.

13 - Penalizações e verificações Técnicas:
a) A não conformidade técnica do modelo, com o presente regulamento origina a desclassificação na prova, do respectivo concorrente.
b) A organização do evento, tem o direito de verificar a compatibilidade técnica dos modelos concorrentes, com o presente regulamento, em qualquer momento das, e sempre que o entender.
c) A errada comunicação da relação de transmissão, quando solicitado pela organização, originará a desclassificação do concorrente.
d) A utilização de jantes sem os respectivos “inserts” da época levará à penalização de 10 voltas por cada roda.
e) A restante penalização será apreciada casuisticamente.
14 – Disposições Gerais
Os casos omissos e todos os aspectos não contemplados neste regulamento técnico serão avaliados e analisados pela organização, que, sendo soberana, se reserva o direito de deliberar sobre os casos omissos.

Pela organização
Setúbal Slot Racing

CMatos

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Localização : Setúbal

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